ID Software pretende “desenvolver o potencial da narrativa” de Doom4 e confirma participação do roteirista Graham Joyce.
Doom certamente traz muitas lembranças. Joguei Doom, Doom2 e um pouco do Doom3, mas nunca me preocupei em saber mais além do fato de que um portal para o inferno foi aberto em uma base espacial.
A grande verdade é que a série é conhecida pela importância que suas duas primeiras versões representaram para gênero dos FPS (first person shooters).
O terceiro jogo foi cobiçado inicialmente pelo seu potencial gráfico e depois de lançado não foi nenhum destaque, exceto pelo fato de que um soldado não consegue segurar uma lanterna e uma pistola ao mesmo tempo.
A série até contou com uma versão cinematográfica em que The Rock estrelava, mas o ponto alto foi quando a câmera foi apresentou o ponto de vista em primeira pessoa, tal qual no jogo.
Tenho nada contra o Joyce. Ele nunca escreveu para jogos, mas lançou romances de sucesso. Não conheço, não tenho como opinar e acho válido o risco.
A questão é…alguém tem alguma expectativa de melhora?
Doom 3 até tinha um nível bem mais elevado em termos de narrativa do que seus antecessores… neles a narrativa sempre se resumia a vc ser o único “nameless badass space marine” que sobrou depois de sua equipe super bem armada (e aparentemente idiota) ser aniquilada pelos bichinhos la… o jogo tinha essa premissa e só voltava a falar depois do final boss… pelo menos nos que eu joguei =P
Doom 3 tinha um pouco de Half-Life 2 e Resident Evil/Silent Hill/etc onde tinha scripted events e pedaços de informação espalhados pela base (acho q até no inferno tinham pedacinhos de texto O_ó)
O problema é que essa historinha era tão tipica e previsível que a vontade de usar/ver a BFG9000 ou enfrentar o Cyber Deamon no id tech 4 meio que ofuscou a narrativa e deixou o jogo com um feel bem tipico dos Dooms antigos onde não tinha uma história que se desenvolvia com o seu progresso.
But with that said… deve ser realmente difícil escrever algo de qualidade para um jogo como Doom… acho q uma tentativa mais elaborada de narrativa pra Doom vai sempre levar a ele se levar mais a serio… q n acho q seja algo muito suadavel pra um jogo como esse.
O melhor que podemos fazer é esperar, apesar de não criar expectativas.
Tomara que eles inventem uma narrativa envolvente e minimamente diferente, mas se for pra arrumar uma nova desculpa ou forma de abrir os portões do inferno no espaço…talvez tivesse sido melhor poupar o dinheiro com o roteirista.